A lombalgia e as lombociatalgias são, dentre as dores do sistema músculo-esquelético, as mais frequentes, sendo grande motivo de procura ao serviço médico. Muitas vezes é incapacitante, causando abstenção ao trabalho ou quando o empregado vai trabalhar, causadora de desconforto físico.
A leitura da Medicina Chinesa Acupuntura para as lombalgias inicia-se fazendo o diagnostico de qual nível de adoecimento o paciente está, ou seja, se em nível inicial (energético), nível intermediário (inflamatório ou funcional) ou nível avançado (degenerativo). Há condições em que cirurgias são necessárias; em outras, mudanças em posturas e fortalecimento da musculatura são suficientes.
A acupuntura possui efeito anti-inflamatório e analgésico mas seu grande diferencial nas lombalgias é o diagnóstico da região dolorosa e sua associação com os Zang Fu (Órgãos e Vísceras).
Por exemplo, há um ponto B-32, na região lombar, associado aos órgãos da pelve (útero, ovários, próstata, etc) que quando estão adoecidos, causam dor neste ponto na região lombar. Assim, é necessário tratar o Zang Fu para melhorar a lombalgia.
Comments